Hospital das Clínicas Samuel Libânio (Foto: Arquivo PousoAlegrenet)

Pouso Alegre registrou nesta terça-feira (2) a 4ª morte de um morador por Covid-19. Segundo a vigilância epidemiológica, a vítima é um senhor de 83 anos que estava na UTI do Hospital das Clínicas Samuel Libânio.

Pouso Alegre estava há exatos 1 mês sem óbitos diagnosticados com Covid-19. A última morte, e 3ª na cidade, havia acontecido no dia 2 de maio.

Na época, haviam 40 casos confirmados em Pouso Alegre. Hoje são 3 vezes mais. Segundo o último boletim municipal, são 119 casos confirmados.

Apesar de mais uma morte, não se desespere. Há boas notícias

Pouso Alegre é disparada a que mais testa casos suspeitos no Sul de Minas. Enquanto diversas cidades como Poços de Caldas, testa apenas casos mais graves, Pouso Alegre tem testado a maior parte das notificações. Com isso, há a confirmação de mais casos, mas também é possível analisar melhor a situação. 9 em cada 10 casos suspeitos testados dá negativo em Pouso Alegre. Em Poços, 6,5 em cada 10 dá negativo.

Na última semana, Pouso Alegre ainda dobrou o número de diagnósticos através de exame laboratorial. Mesmo assim, teve apenas 1 caso confirmado a mais do que na semana anterior.

Outra boa notícia, é que o estudo de amostragem encomendado pelo Ministério da Saúde a Universidade Federal de Pelotas com pesquisa do Ibope, não encontrou nenhum caso de Covid-19 entre as 250 pessoas sorteadas na cidade. Resultado bem diferente de outras regiões do país, como Manaus, Pará e São Paulo.

Com as medidas adotadas, Pouso Alegre tem conseguido achatar a curva epidemiológica de novos casos, que tem se mantido entre 16 e 22 casos novos semanais nas últimas cinco semanas. Segundo o diretor técnico do hospital Samuel Libânio, a situação está sobre controle, e sobram leitos de UTI.

Mesmo assim, segundo o Comité de Combate a Covid-19, é necessária manter medidas de proteção, como o distanciamento social de aproximadamente 2 metros, a higienização de mãos, e o uso de máscaras.