Hélio da Van atacou ONGs de proteção animal (Foto: Câmara)

Após a repercussão no PousoAlegrenet da nota de repúdio divulgada pelas principais ONGs de proteção animal de Pouso Alegre, o vereador Hélio da Van, parlamentar que já havia respondido a nota nas redes sociais, voltou a se defender.

O repúdio aconteceu após Hélio da Van usar a tribuna para criticar o trabalho realizado entre as Ongs e a prefeitura. Na nova nota, Hélio da Van tentou se defender dizendo que é ‘Hipocrisia criticar quem faz’.

Na nota de repúdio, as ONGs disseram que Hélio da Van ‘não representa a causa no legislativo’, e que ‘Causa animal é muito mais do que resgatar e postar nas redes sociais’.

Em sua nova defesa, Hélio disse que usa as redes sociais no intuito de conseguir lares paras os animais. Ele também voltou a criticar serviços de bem estar animal da atual gestão, e enaltecer alguns serviços durante a gestão Perugini, ambos do PT na época.

Um deles é o Samuvet, criado poucos meses antes da eleição, em abril de 2016, e interrompido pela gestão Perugini no mesmo ano, logo após a eleição.

Hélio da Van chamou de “maldosa” a matéria do PousoAlegrenet sobre o repúdio das ONGs. Vale ressaltar, que a matéria jornalística apenas narra os fatos (a nota de repúdio), publicou a então versão do vereador (divulgada por ele próprio), e ainda esclareceu o contexto político (a participação da representante de uma das ONGs na política).

O PousoAlegrenet não emitiu opinião naquela matéria, mas vai fazer agora: “Maldade, Sr. Hélio, é caluniar. Dizer mentiras sobre os outros apenas por posições políticas, ou porque não concorda com os fatos, esse último nosso caso. Maldade é agora chamar os outros de hipócritas por ‘criticar quem faz’, tendo você começado toda essa confusão criticando o trabalho das ONGs, que fazem muito pela causa animal. Maldade, é chamar de ‘campo de concentração’ o ‘Centro de Bem estar animal’, onde diversos protetores trabalham. Maldade, é desprestigiar o trabalho das ONGs e seus tantos voluntários, como se apenas o senhor fizesse algo pela causa animal na cidade. Maldade, é acusar as ONGs de trabalhar por cargos, tendo o senhor mesmo brigado por cargos em outros mandatos. Maldade, é votar sem ler projetos importantes e que comeriam uma fatia grande do dinheiro público. Maldade, é fazer piada do drama sofrido por comerciantes. Maldade, é votar na surdina e as pressas projetos polêmicos. Maldade, foi você sendo vereador, sendo pago para fiscalizar, não ter feito nada contra o desvio milionário da Saúde e da Educação para “capina” durante a gestão Perugini, da qual você apoiava. Maldade, é um homem pago e eleito pelo povo, para defender os interesses do povo, se preocupar mais em atacar os outros e mentir, do que em solucionar as questões”.

Confira a nota completa de Hélio da Van

Nota em resposta aos ataques de ongs ligadas ao governo e de um jornal online.
Uma matéria maldosa de um jornal baseado em uma nota de repúdio por parte de ongs a minha pessoa foi veiculada nas redes sociais.
Nesta matéria eles colocam que resgatar e fazer vídeos não é proteção. Todos os resgates que faço diariamente, postando vídeos e fotos, assim como fazem várias pessoas, a exemplo do delegado Bruno Lima de SP ou a própria ativista Luiza Mel, é no intuito de recolher ajudas e conseguir lares para esses animais. Quem dera se eu pudesse doar todos sem ajuda das redes sociais. Tem vereador da causa sem um pardal pra criar não resgata nem inseto e vem me criticar. Resgato por pena e gasto, tempo, recursos financeiros e ainda arrumo espaço para poder salvar vidas. Hipocrisia criticar quem faz. Nem todos consigo resgatar porque o poder público é omisso e todos nós estamos presenciado o elevado número de abandonos na cidade. O que eles fazem é Compartilharem os posts e acreditam que assim salvará os animais. São pessoas comuns que salvam a maioria dos animais nas vias e ainda estamos sendo criticados por Isso. Essa semana em especial foram 6 resgates e outros tantas dezenas de pedidos que pude apenas orientar. Mesmo diante de vários pedidos, o canil não resgata mãezinha com ninhadas. Sempre lutei por políticas públicas voltadas aos animais abandonados. Nunca deixei de cobrar nem nesta, nem em outras administrações. Conseguimos o castra móvel, samu vet 24 HORAS. Se tinha ajuda de ong, melhor, mas muitos casos que não eram de fraturas (luxação, envenenamento, crias nas ruas de madrugada) eram tratados pelo próprio plantonista e os animais sobreviviam. Isso não conta? Não significa nada para quem me critica? O Centro de Bem Estar realizava castração de machos e fêmas diariamente com fila na porta e hoje? Vão lá ver. O Bem Estar não era o melhor lugar e hoje? Vão lá ver. Existiam eventos de adoção na praça com apoio da Prefeitura. E hoje? Onde estão? Quando a gente crítica uma ação, no ditado popular, cospem no prato onde se esbaldaram, no mínimo exige-se que tenha uma ação melhor. Retiraram o que existia que já era precário e colocaram o que em substituição? Me deixem salvar algumas vidas pois vocês não dão conta. Me deixem em paz com meus vídeos e fotos conseguindo lares para esses seres abandonados por todos inclusive pelo poder público. Se preocupem em devolver as conquistas para os animais e me deixem em paz fazendo o mínimo! Vou continuar cobrando mesmo quando o prefeito era do meu partido nunca deixei de me posicionar em defesa do animais. Mesmo incomodando os que querem tapar o sol com a peneira, seguirei. Resgatem também, mostrem também para que Estes animais tenham chance na vida. Salvar todos não posso, e se acharem no direito de xingar. Salvar alguns, posso e se acharem no direito de xingar. Continuarei fazendo o que está ao meu alcance com muito zelo e muito carinho. Espero que o poder público faça o mesmo.